sábado, 4 de julho de 2009

sexta-feira, 3 de julho de 2009

RELAÇÃO DOS CLASSIFICADOS NO CONCURSO

RESULTADO DO CONCURSO CULTURAL NAS ESCOLAS

1º COLOCADO
Gabriel Adamante Batista
Escola Municipal Anchieta
Professora: Reni Terezinha Stocco de França
Campo Largo/PR

2º COLOCADO
Gabriel de Sousa Rosa Marques
Colégio Estadual Maria das Dores Campos
Professora: Maria Aureliana V.de Assunção
Catalão /GO

3º COLOCADO
Rafael Augusto de Carvalho Santos
Escola Municipal Professor Anísio Novaes
Professora:Rosemary Aparecida de Sousa
Aparecida/SP

REFERÊNCIAS

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: / Ciências. Secretaria da Educação Fundamental: Brasília: MEC/sEF, 1997.
PEIXOTO, Marilze Lopes. Bom Tempo: Ciências Naturais, 3a edição - São Paulo. Moderna. 1998.
VIANA, Viviana de Assis. Meu Dente Caiu! . 21a edição. Editora Lê - Belo Horizonte, 1999.
WOLFF, Janete. Redescobrir Ciências - P série, Suplemento pelo manual do professor, 1ª  edição, FTD, São Paulo, 2005.

AVALIAÇÃO

Os participantes avaliaram a si e aos outros, manifestando suas opiniões a partir de critérios e objetivos, porém sem emitirem juízos de valores como "feio e bonito", "bom e mau", respeitando a individualidade de cada um.
O acompanhamento das atividades foi feito de forma direta e contínua, orientando as crianças na realização das mesmas form feitos registros através de relatórios, fotografias e trabalhos, arquivando-os para futuras exposições.
No encerramento do Projeto, os alunos fizeram uma exposição de seus desenhos através da Mostra de Ciências, para a apreciação dos colegas, funcionários, professores e comunidade local.

METODOLOGIA

Sabemos que a disciplina de Ciências faz parte da Grade Curricular do Ensino Fundamental. Sendo assim, é mais gratificante aplicá-Ia de forma dinâmica, onde o aluno possa aprender divertindo.
Para a execução da proposta, as oficinas foram trabalhadas de forma compreensível, de acordo com a faixa etária das crianças.
Na primeira oficina trabalhamos com a explicação de como acontece a formação dos dentes de leite e dos dentes permanentes. Para isso, utilizamos o livro "Meu dente caiu!". Após, providenciamos uma ficha utilizada pelos dentistas e, por meio dela, mostramos os tipos de dentes e quantos são, além de desenhar os tipos básicos (incisivos, caninos, prémolares e molares) e suas funções, revelando assim que estamos adaptados para ingerir diferentes tipos de alimentos.
Na segunda oficina convidamos uma dentista para ministrar uma palestra aos alunos orientando, quanto ao uso correto da escova, do fio dental e escovação da língua e do céu da boca. Os pais puderam participar dessa oficina, tendo oportunidade assim, de adquirir mais conhecimentos para que possam orientar os filhos quanto aos cuidados com os dentes, possibilitando assim, uma qualidade de vida melhor.
Na terceira oficina colocamos em prática a utilização da escova e o fio dental, que quando utilizados corretamente ajudam a prevenir a formação de cáries.
Na quarta oficina foi feita a leitura e a exploração do livro. "Será que vai doer?" De Ruth Rocha e Dora Lorch, que explica a necessidade de cuidar bem dos dentes e a importância da aquisição do hábito de visitar o dentista regularmente.
Na quinta oficina fizemos a leitura do livro "Amigos da boca", onde trabalhamos com ilustrações livres.
Na sexta oficina, os alunos assistiram ao filme "Fada Dentinho" ,sobre o qual foi feita uma abordagem geral sobre o processo de dentição.
A sétima oficina contou com a exposição dos trabalhos realizados para a comunidade escolar e local, sendo que as crianças fizeram a simulação de um gabinete dentário orientando aos visitantes algumas práticas que comprovam os estudos realizados durante o desenvolvimento do projeto.
Ao participarem das oficinas, os alunos puderam adquirir novos valores, normas e atitudes, ampliando seus conceitos, e adquirindo também hábitos de higiene e desenvolvendo sua capacidade crítica, compreendendo a importância dos dentes, na fala, na aparência e na saúde das pessoas.
Ao iniciar cada tema, foram levados em consideração os conhecimentos prévios que os alunos tinham sobre os mesmos, (se já trocaram os dentes, se escovam todos os dias, se fazem uso do fio dental, seu creme dental preferido etc.)
Os temas foram desenvolvidos através de aulas teóricas e trabalhos individuais e em grupos vizando familiarizar os alunos com a higiene da boca e os cuidados com os dentes.

CONTEÚDOS

Oficina 1- Apresentação do projeto:
• Trabalho com o texto: " A higiene da boca";
• Leitura e trabalho com o livro:"Meu dente caiu!" De Viviana Assis Viana.
Oficina 2 - Palestra sobre dentição e higiene bucal, ministrada por um odontólogo.
Oficina 3 - Prática do manejo e utilização da escova dental, fio dental e creme dental.
+ Cuidados com os dentes:
- Uso correto do fio dental;
- Principais causas que geram cáries e mau hálito;
- Trabalho com texto sobre o que é cárie;
- Importância da boa mastigação dos alimentos;
- Doença causada pela má higiene da boca (sapinho);
Oficina 4 - Leitura e trabalho com o livro" Será que vai doer?" de Ruth Rocha e Dora Lorch, Editora Ática.
Oficina 5 - Leitura e trabalho com o Livro "Os Amigos da Boca".
Oficina 6 - Exibição do Filme "Fada Dentinho".
Oficina 7 - Apresentação e demonstração do projeto na Mostra de Ciências para a comunidade escolar local:
• Exposição das atividades realizadas pelos alunos;
• Simulação de um gabinete dentário.

OBJETIVOS


Objetivo Geral

O presente projeto tem por objetivo executar atividades que levem ao estudo sobre dentição e saúde dentária, através da realização de oficinas pedagógicas que proporcionaram aos alunos os conceitos básicos para a aquisição de novos conhecimentos relacionados a uma boa qualidade de vida.

Objetivos Específicos

• Identificar os cuidados necessários à saúde da boca;
• Compreender que a cárie é uma doença que ataca os dentes;
• Perceber a necessidade da higiene bucal e dos cuidados dos dentes;
• Desenvolver hábitos de higiene pessoal e bucal;
• Viabilizar a aplicação de flúor por um profissional da área ondontológica.

BOQUINHA SAUDÁVEL SORRISO FELIZ - INTRODUÇÃO


O processo ensino-aprendizagem envolve a leitura e a escrita. É bastante diferenciado, complexo, amplo, além é claro, de ser contínuo e diário, onde cada criança tem seu tempo de amadurecimento e particularmente sua forma de aprender. Surge daí, a necessidade da busca de novas sugestões e novas práticas que visam o respeito a individualidade de cada um, promovendo o interesse e o gosto pela aquisição do saber.

Para isso a criança precisa ser estimulada, instigada, questionada e principalmente, sentir segurança em si mesma e nas pessoas envolvidas nesse processo. Assim, a nossa proposta foi de trabalhar com os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, o projeto "Boquinha saudável, sorriso feliz", a qual desenvolvemos de forma lúdica fazendo a junção entre higiene, leitura e conhecimento.

Mediante as expectativas da comunidade em relação à escola, realizamos oficinas pedagógicas, envolvendo trabalhos com textos informativos, palestras, livros infantis, filmes e exposição das atividades realizadas, na Mostra de Ciências.

Ao desenvolver esse projeto, procuramos atender aos princípios e diretrizes traçados pelos PCNs de ciências, LDB (Lei de Diretrizes Brasileiras), P.P.P. (Projeto Político Pedagógico), PDE ( Plano de Desenvolvimento da Escola), (Matrizes de Habilidades), bem como defender uma concepção de ensino comprometida com a garantia do direito a uma educação de qualidade considerando a higiene bucal como princípio fundamental para termos uma boa dentição.


Educação, Saúde e Higiene Bucal

Pensando em trabalhar o tema saúde bucal, as professoras de 1° ao 5° ano do Colégio Estadual "Maria das Dores Campos", resolveram elaborar e desenvolver um projeto de incentivo e educação em relação à higiene bucal.  Como elas gostam de desenvolver um trabalho de forma concreta e utilizam de materiais diversificados, uma de nossas professoras, entrou em contato com a empresa Colgate pedindo que se fosse possível a empresa poderia lhes enviar materiais de apoio para trabalharem com as crianças. O pedido foi atendido e o projeto denominado “Boquinha Saudável Sorriso Feliz” colocado em prática.                                                                                                    Tempos depois a Colgate nos enviou o anuncio de um Concurso incentivando a participação da escola. Segundo o Regulamento poderiam participar escolas municipais e estaduais das principais capitais do Brasil. O objetivo do Concurso foi incentivar a higiene oral entre as crianças de 1º ao 5º ano.  A escola poderia encaminhar somente um trabalho, o qual deveria ser um trabalho artístico com o tema "Alegria é Sorrir. Poderia utilizar técnica de recorte, colagem, pintura e ou qualquer outra modalidade utilizando uma folha de papel A4. Dentre os trabalhos realizados na escola, a professora MARIA AURELIANA VIANA DE ASSUNÇÃO, escolheu o desenho do aluno GABRIEL DE SOUSA ROSA MARQUES para enviar na data especificada (01/10/2008 até 30/10/2008).

 Em novembro, fomos comunicados da premiação em segundo lugar, com os seguintes prêmios:

O aluno Gabriel - 01 Desktop + Impressora

A professora Maria Aureliana - 01 TV de 29'

A escola R$ 10.000,00 em equipamentos para beneficiar os alunos

A diretora – 01 cesta de produtos Colgate-Palmolive

O evento da premiação aconteceu no Colégio dia 13 de fevereiro de

2009. Onde foi realizada uma festa que  foi planejada  pela  empresa promotora do concurso.

 

 

 

Boas - vindas

Olá, estou nesse ambiente para compartilhar com todos os visitantes, o trabalho que realizamos no Colégio Estadual "Maria das Dores Campos". Trabalhamos com o desenvolvimento de Projetos que visam despertar a atitude moral e intelectual do aluno primando sempre pela qualidade do ensino. Espero que leiam, gostem e deixem suas opiniões, pois as mesmas irão contribuir para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho.
Boa leitura.

sábado, 6 de junho de 2009

Primeira mensagem do blog

Encontro presencial - Oficina Tecnologica - Professor Marcio Giovane