sexta-feira, 3 de julho de 2009

METODOLOGIA

Sabemos que a disciplina de Ciências faz parte da Grade Curricular do Ensino Fundamental. Sendo assim, é mais gratificante aplicá-Ia de forma dinâmica, onde o aluno possa aprender divertindo.
Para a execução da proposta, as oficinas foram trabalhadas de forma compreensível, de acordo com a faixa etária das crianças.
Na primeira oficina trabalhamos com a explicação de como acontece a formação dos dentes de leite e dos dentes permanentes. Para isso, utilizamos o livro "Meu dente caiu!". Após, providenciamos uma ficha utilizada pelos dentistas e, por meio dela, mostramos os tipos de dentes e quantos são, além de desenhar os tipos básicos (incisivos, caninos, prémolares e molares) e suas funções, revelando assim que estamos adaptados para ingerir diferentes tipos de alimentos.
Na segunda oficina convidamos uma dentista para ministrar uma palestra aos alunos orientando, quanto ao uso correto da escova, do fio dental e escovação da língua e do céu da boca. Os pais puderam participar dessa oficina, tendo oportunidade assim, de adquirir mais conhecimentos para que possam orientar os filhos quanto aos cuidados com os dentes, possibilitando assim, uma qualidade de vida melhor.
Na terceira oficina colocamos em prática a utilização da escova e o fio dental, que quando utilizados corretamente ajudam a prevenir a formação de cáries.
Na quarta oficina foi feita a leitura e a exploração do livro. "Será que vai doer?" De Ruth Rocha e Dora Lorch, que explica a necessidade de cuidar bem dos dentes e a importância da aquisição do hábito de visitar o dentista regularmente.
Na quinta oficina fizemos a leitura do livro "Amigos da boca", onde trabalhamos com ilustrações livres.
Na sexta oficina, os alunos assistiram ao filme "Fada Dentinho" ,sobre o qual foi feita uma abordagem geral sobre o processo de dentição.
A sétima oficina contou com a exposição dos trabalhos realizados para a comunidade escolar e local, sendo que as crianças fizeram a simulação de um gabinete dentário orientando aos visitantes algumas práticas que comprovam os estudos realizados durante o desenvolvimento do projeto.
Ao participarem das oficinas, os alunos puderam adquirir novos valores, normas e atitudes, ampliando seus conceitos, e adquirindo também hábitos de higiene e desenvolvendo sua capacidade crítica, compreendendo a importância dos dentes, na fala, na aparência e na saúde das pessoas.
Ao iniciar cada tema, foram levados em consideração os conhecimentos prévios que os alunos tinham sobre os mesmos, (se já trocaram os dentes, se escovam todos os dias, se fazem uso do fio dental, seu creme dental preferido etc.)
Os temas foram desenvolvidos através de aulas teóricas e trabalhos individuais e em grupos vizando familiarizar os alunos com a higiene da boca e os cuidados com os dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário